CICLO DE CINEMA E DEBATES DE FILOSOFIA do CILON ( PIBID-UFSM )
Tem como objetivo estabelecer um diálogo entre filosofia e arte (nesse caso cinema), trazendo para os alunos do colégio Cilon Rosa a oportunidade de entrarem em contato com abordagens filosóficas sobre os temas apresentados nos filmes. Em todos os encontros, após a apresentação dos filmes, serão realizados debates, supervisionados pelos acadêmicos de filosofia da UFSM (vinculados ao PIBID) e pelo professor de filosofia responsável pelo programa na escola ; esses debates serão antecedidos de mini – palestras (onde serão lembrados clássicos da filosofia), para estimular a interpretação filosófica, por parte dos alunos que participarem dos encontros, sobre os temas escolhidos.
1° Encontro 09/07 :
Filme “Neds” ( “Jovens Deliquentes”) :
Temas:
violência; educação; cultura e comportamento; “natureza humana”; ética; Estado e repressão; ideologia; luta de classes; teoria do conhecimento.
Filósofos e teorias filosóficas abordadas :
-“contratualismo clássico”;
-J.Locke e a noção de “tábula rasa”;
-J.J. Rousseau e “a origem da desigualdade entre os homens”, crítica à propriedade privada , “a bondade humana em estado de natureza” ;
-T.Hobbes e o Estado que pune e mantém a ordem social;
- Foucault e o poder disseminado na sociedade, a “educação como braço repressor do Estado.
-Karl Marx e F. Engels e a luta de classes na sociedade capitalista.
sinopse :
"1973. Glasgow, Escócia. No limiar da adolescência, John McGill (Conor McCarron) está prestes a iniciar o ensino secundário. Apesar da sua inteligência fora do comum, as probabilidades de progredir na vida estão contra ele: oriundo de uma família disfuncional e pobre, com um pai alcoólico e violento e um irmão constantemente a infringir a lei, o futuro não parece ter muito a oferecer. Assim, com as circunstâncias contra si, John vai fazer um longo percurso que o levará por estradas tortuosas que quase o levarão à perdição."
Com argumento e realização de Peter Mullan ("Órfãos" e "As Irmãs de Maria Madalena"), um filme dramático sobre as dificuldades por que passaram os jovens oriundos das classes trabalhadoras escocesa daquela geração. "Jovens Delinquentes" foi o filme vencedor da Concha de Ouro no Festival de San Sebastián de 2010. "
Uma excelente forma de instigar experiências filosóficas! Meus parabéns aos envolvidos nessas ações que estimulam reflexão! Isso tem um valor incalculável aos que se preocupam com sujeitos históricos e sociais esclarecidos e críticos! P.S. Pode não mudar o mundo inteiro, mas tem aquela frase clichê: "Pense globalmente, atue localmente." Abraços!
ResponderExcluir